Todo mundo já viu alguém reclamando de dor de dente, não é mesmo? É algo que incomoda bastante e que precisa ser solucionado o quanto antes, para que a pessoa sinta alívio. As razões para as dores dentárias podem ser variadas, as dores podem ser provocadas por qualquer agente agressor que consiga atingir o nervo do dente, são elas:
Cáries
As cáries podem causar desmineralização do dente e vão permitindo que as bactérias cheguem cada vez mais perto do nervo.
Doenças periodontais
Existem diversas doenças da gengiva uma delas é a periodontite, quando chega neste estágio, começa a ocorrer uma reabsorção e ocorre um espaçamento entre o osso e o dente, chamado de bolsa periodontal. O avanço dessa perda óssea faz com que ocorra uma contaminação, conhecida como nervo ou canal, e provoca infecção e muita dor.
Retrações gengivais
Quando as gengivas retraem, elas expõe a raiz do dente, causando sensibilidade, especialmente ao frio.
Traumas dentários
Batidas no dente causada por acidentes precisam ter uma atenção especial, pois pode ocorrer depois de alguns meses a necrose (mortificação) da polpa. Praticantes de esporte precisam incluir em seus itens de segurança protetores bucais. É possível fazer em qualquer consultório odontológico.
3 Fatores de risco para dores de dente:
- Idade (crianças e jovens são mais propensos a cáries dentárias;
- Alimentação (muito açúcar);
- Escovação inadequada;
Cuide da sua saúde bucal, previna-se e assim que surgirem as primeiras evidências de algum dos problemas citados acima, procure um dentista da sua confiança.