Top

Problemas bucais mais comuns em cada fase da vida

Desde pequeno temos que instigar a saúde bucal de maneira inteligente e divertida para que ela não se torne um fardo à medida que o tempo vai passando, ainda mais quando chega a adolescência, a fase da rebeldia, onde tudo o que não está em nosso radar permanente sempre acaba sendo deixado para depois. Vamos aproveitar para falarmos um pouco sobre os problemas mais comuns em cada fase da vida para que você possa ficar atento e se prevenir.  

A infância e as cáries

Na primeira fase da vida a maior responsabilidade pelos dentes das crianças é dos pais. É essencial o acompanhamento para que não se tenha surpresas pelo caminho. Além de todo o carinho, os pais devem observar e saber todos os cuidados com a higiene bucal dos seus filhos para que eles tenham uma infância cheia de sorrisos saudáveis. Dois vilões dessa fase da vida são a cárie e os traumas na boca. As cáries vem acompanhada de algum descuido com a higienização após a mamada e/ou refeições. Qualquer escovada a menos é uma chance a mais para o aparecimento das cáries.   Os traumas são derivados da fase oral da criança, onde ela está descobrindo o ambiente e querendo colocar na boca tudo o que encontra pela frente. Tome cuidado com fissuras e tente prevenir que a criança coloque objetos que podem machucar a mucosa e a gengiva.  

Adolescência e o famoso bafinho

Sim, todos sabemos como é agitada a vida de um adolescente. Família, amigos, escola, cursos, atividades físicas... dá cansaço só de ler. Nesta fase é bastante comum o aparecimento de mau hálito, isso ocorre geralmente pela falta de higiene nos dentes e também pela falta de hidratação ou alimentação precária que são derivadas de uma rotina corrida. Outro problema bastante comum nos adolescentes é a gengivite, que acontece pela dificuldade na higienização dos dentes com aparelhos ortodônticos tradicionais. Este problema pode ser evitado com o tratamento com Invisalign® Teen, aparelho ortodôntico prático, invisível e removível, que ajuda na higiene bucal. Quer saber mais sobre? Clique aqui

Adultos e a sensibilidade

Quando ficamos adultos nossos dentes ficam mais sensíveis. As mulheres precisam redobrar a atenção durante a gestação e menopausa para evitar tais problemas. Além disso, quando entramos na terceira idade, é bastante comum o aparecimento da famosa boca seca, que pode ser derivada do uso de alguns remédios. Não esqueça que estes são problemas recorrentes mas que as cáries são inimigas de todas as fases da vida. Mantenha sua boca saudável cuidando da higiene!

     #Dicas      #higiene bucal      #invisalign® teen      #problemas bucais