Top

Outubro Rosa e a Consciência sobre o Câncer Bucal

No mês de outubro ocorre a campanha do Outubro Rosa, sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama.  Hoje o movimento é realizado em diversos lugares do mundo e também no Brasil, simbolizado pelo laço rosa.  No nosso país o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres, por isso os fatores de risco, prevenção e medidas para o diagnóstico precoce são abordados com grande divulgação. Aproveitando a campanha e a utilizando como gancho, vamos falar sobre o câncer fazendo um link com a Odontologia.

Câncer Bucal e seus riscos

A nossa pretensão, focando a prevenção é alertar e falar sobre o câncer bucal. O tumor pode acontecer na boca ou na parte da garganta, se desenvolvendo nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdalas ou glândulas salivares. São importantes fatores de riscos para o câncer bucal a má higienização e alimentação pobre em vitaminas e sais minerais. A exposição excessiva ao sol, o fumo e o álcool também podem contribuir para o desenvolvimento da doença. 

Identificação da doença e exames

Os profissionais de saúde e principalmente os dentistas, são capacitados para identificar algumas lesões intrabucais. Mas você mesmo pode fazer um autoexame, conhecendo a estrutura normal de sua boca. Mudança na aparência ou na cor dos lábios e parte interna da boca; endurecimentos, caroços, feridas e inchaços podem ser um sinal de alerta.  No caso de identificação de algum desses sintomas, procure o seu dentista para que ele possa lhe passar um diagnóstico preciso.

Sintomas e prevenções

O câncer de boca pode se manifestar em forma de feridas e inchaços que não cicatrizam, sangramentos sem causa e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou lábios. Para prevenir, o mais indicado é adotar hábitos saudáveis no seu dia-a-dia. Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, o uso de cigarros, manter hábitos regulares da higiene bucal e procurar alimentar-se de alimentos ricos em vitamina e minerais, são dicas importantes. Assim como na conscientização do câncer de mama, é preciso habituar-se ao autoexame da boca. Esta é a melhor forma de identificar uma possível doença precocemente, para assim buscar a ajuda profissional para o tratamento adequado. O câncer de boca tem cura, fique atento aos sinais do seu corpo e mantenha-se saudável! 

     #câncer bucal      #Dicas      #outubro rosa