Top

Mitos e Verdades Sobre Clareamento Dentário

Os sorrisos não são iguais e seus dentes podem não ser naturalmente branquinhos como aparecem alguns comerciais de TV, propagandas de revistas ou fotos na internet. Com o passar dos anos nossos dentes tendem a ficar mais amarelados e manchados devido a nossos hábitos e nossa alimentação. Quando o assunto é clareamento dentário surgem diversas receitas caseiras ou dicas de amigos para se chegar no sorriso mais branco e perfeito. O problema de seguir essas receitinhas é que você pode prejudicar o seu esmalte dentário e criar uma sensibilidade que antes não existia.

Listamos alguns mitos e verdade para você entender melhor do assunto e não se prejudicar:

- Usar bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes - MITO

Existem inúmeras receitas com bicarbonato de sódio, misturado com outros diversos produtos, como limão ou água. A primeira impressão é de que os dentes ficaram mais claros, mas não se engane! Com o uso contínuo dessa substância, você pode causar desgaste no esmalte, ter perda da estrutura dentária e criar sensibilidade na ingestão de alimentos.

- Esfoliação com Argila Branca – MITO

A Argila branca é muito utilizada para esfoliação da pele, deixando ela mais limpa, se você utilizar ela nos seus dentes você vai acabar desgastando os dentes. Aparentemente ele vai parecer mais liso e branco, mas ele vai estar lixado, desgastado. Cuidado com a utilização pois pode criar sensibilidade nos dentes e retração gengival.

- Evitar alguns alimentos durante o procedimento de clareamento – VERDADE

Quem está passando por um processo de clareamento dental deve, sim, evitar determinados alimentos e, além disso, mudar alguns hábitos. Alimentos com forte coloração como, café, alguns sucos, vinho, chocolate, etc. devem ser evitados. Hábitos como fumar devem ser eliminados para que o procedimento seja eficaz.

- Clareamento estraga o esmalte dos dentes – MITO

O que estraga o esmalte dos dentes são tratamentos caseiros, sem acompanhamento de um dentista especializado. Existem algumas técnicas no mercado e você precisa avaliar junto ao seu dentista qual é o mais apropriado para o seu caso. Independente da técnica utilizada, eles não causam dano a estrutura do dente e nem no esmalte dentário. Para garantir dentes mais brancos, consulte o seu dentista e não corra atrás de soluções milagrosas e mais baratas, o profissional especializado fará uma avaliação e indicará o melhor tratamento para você! Cuide da sua saúde bucal!