Top

Lesões Bucais: Como identificar?

Lesões bucais são qualquer inchaço, mancha ou ferida aparente na boca, lábios ou língua. Existem diversos tipos de ferimentos e enfermidades bucais, abaixo listamos as mais comuns em pacientes:

- Aftas

São erupções brancas ou amareladas recorrentes e bem comuns, normalmente desaparecem entre 5 e 8 dias. Elas aparecem na boca, sobre a língua, lábios, gengiva, garganta e não são contagiosas. Para aliviar é possível passar pomadas analgésicas quando ocorrem nos lábios ou fazer lavagem com enxaguante antisséptico para reduzir a irritação.

- Herpes Simples

São feridas que aparecem nos lábios, parecendo umas bolhinhas pequenas aglomeradas. A herpes simples pode aparecer perto do nariz e do queixo também. Esta lesão é contagiosa e geralmente desaparece em 7 dias, para curar existem antivirais que precisam ser receitados pelo seu médico ou dentista e pomadas que podem aliviar a irritação.

- Candidíase

A Candidíase, conhecida também como sapinho, é uma infecção por fungos (cândida albicans).  Os sintomas são manchas brancas dentro da boca ou na língua, dor de garganta e dificuldades para engolir. O tratamento consiste em controlar as condições que causam o seu aparecimento, que normalmente é imunidade baixa. Normalmente em pessoas que já estão debilitadas por alguma doença ou que estão realizando algum tratamento com antibióticos. Existem esses e outros tipos diferentes de enfermidades, que podem se desenvolver na boca ou ao redor dela. Você sabia que cerca de 1/3 de toda a população sofre ou sofrerá com isso em algum momento da vida? Algumas dessas lesões são dolorosas e desagradáveis, que podem se tornar algo mais sério se não bem tratadas. Ficou com dúvidas? Consulte sempre um dentista quando sentir algo estranho na boca.

     #Dicas      #saúde bucal