Top

Dentes amarelados?

Dentes amarelos é um problema bastante comum em nossa sociedade e atire a primeira pedra quem nunca se sentiu confiante com seu sorriso, até ver uma foto com aquele seu amigo que fez clareamento, e perceber que seu sorriso não é tão branco quanto imaginava. Esta situação tem um impacto direto na autoestima e pode causar algum tipo de constrangimento social, afinal de contas, o amarelamento dos dentes pode estar diretamente ligado a falta de higiene bucal e alguns hábitos do dia a dia e que precisam ser mudados. Listamos alguns motivos que deixam seus dentes amarelados e você vai se surpreender com alguns deles.

1. Alimentação:

Alguns alimentos ingeridos durante o dia acabam se tornando vilões na hora de ver seu sorriso branquinho, como: o café, vinho, suco de uva, molho de tomate industrializado, beterraba, açaí, temperos como açafrão e curry, chás e refrigerantes. Todos estes alimentos contêm corantes que acabam pigmentando a dentição.

2. Cigarro:

Além de fazer mal a sua saúde em geral, a nicotina é um agente poderoso no amarelamento dos dentes.

3. Higiene:

Ela não é a única vilã, mas é uma delas. A escovação de forma incompleta não retira corretamente a placa bacteriana que acaba aderindo ao dente e se tornando tártaro, que auxilia no escurecimento dos dentes. Além disso, a falta de uso do fio dental também é um ator principal neste cenário. Não retirar completamente o resto de comida que fica entre os dentes é abrir as portas para a pigmentação dos dentes.

4. Idade:

A medida que o tempo avança na sua vida, seus dentes são expostos a diversas condições extremas e diferentes, alimentos e temperaturas ajudam a mudar a coloração. Não só isso, o esmalte tende a se desgastar com o tempo, deixando exposta a dentina que naturalmente apresenta um tom mais amarelado e absorve com mais facilidade os pigmentos de alguns alimentos.

5. Genética:

Essa eu acho que você nem sabia, mas todos temos colorações diferentes de dentes, não nascemos com um tom único que vai se desgastando à medida que o tempo passa. Os dentes amarelos podem ser causados pela sua construção genética e indiferente do cuidado que tenha, eles acabarão amarelando. Abaixo listamos algumas dicas para prevenir as alterações na coloração dos seus dentes: 

  • Fique LONGE do cigarro: além de um sorriso mais bonito e um hálito mais agradável você estará fazendo um bem para sua saúde como um todo;
  • Faça limpeza bucal completa: use e abuse da escova e do fio dental, dê preferência para escovas macias e faça movimentos suaves e circulares em todas as faces dos dentes;
  • Faça visitas regulares ao dentista: o profissional avaliará a condição da sua saúde bucal e lhe auxiliará a ter hábitos saudáveis.

E caso os seus dentes já estejam amarelados, não esqueça que você conta com o auxílio da Profilaxia, a famosa limpeza de rotina, e técnicas de clareamento dental.

     #dentes amarelados      #Dicas      #limpeza bucal      #prevenção      #saúde bucal