Top

Bruxismo Infantil

Não são apenas os adultos que desenvolvem um distúrbio chamado bruxismo. Muitas crianças possuem essa alteração nos movimentos dos músculos da mastigação, podendo ser caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes, acordados ou durante o sono.  O bruxismo infantil ocorre, pois, a boca das crianças está aos poucos crescendo e acomodando os novos dentes. No entanto, este problema deve ser observado e analisado pelo dentista desde cedo, já que o bruxismo pode trazer consequências não só para os dentes, mas para outros problemas de saúde.

CAUSAS

-  Ansiedade e Estresse: rotinas muito agitadas ou mudanças repentinas; - Má Oclusão ou Mordida desalinhada: provocada pelo excesso do uso de mamadeira ou chupeta; - Asma ou Rinite: problemas na respiração; - Alimentação: deficiência nutricionais.

TRATAMENTO

-  Placa para bruxismo: semelhante ao tratamento para adultos, para minimizar dores, desgastes e atritos dentários; - Mastigação: incentivar a mastigação desde pequenos; - Rotina de atividades: criar uma rotina que não seja pesada para a criança, estabelecendo tranquilidade, principalmente antes de dormir. - Vinculo afetivo: ter um ambiente de tranquilidade de paz para a criança, sem discussões e brigas. - Tratamentos ortodônticos: caso o problema seja o desalinhamento dentários; Para entender melhor o bruxismo e como tratá-lo, busque sempre um especialista.

     #bruxismo infantil      #Dicas      #ortodontia