Gravidez e Tratamento Ortodôntico

Sabemos que durante a gravidez, pelo aumento da taxa hormonal a mulher pode ter algumas complicações com a saúde bucal.  O principal deles é a gengivite, por isso uma boa higienização e cuidados redobrados são necessários durante esse período. Mas uma das perguntas mais frequentes é se é possível utilizar ou colocar aparelho ortodôntico durante a gravidez? A resposta é SIM, desde que a paciente seja bem orientada.

Hoje existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos no mercado, e nada impede que durante a gravidez seja feito o tratamento, desde que seja redobrado os cuidados com a higiene, durante esse período. Uma ótima opção são os alinhadores invisíveis Invisalign® em que o tratamento e realizado através do uso de placas removíveis, semelhantes as placas de clareamento dental.

Com a utilização do aparelho invisível, a mamãe pode retirar as placas a qualquer momento, facilitando a boa higienização e os cuidados com o sorriso.

Dicas importantes para as futuras mamães que querem movimentar os dentes durante esse período:

– Discuta com o seu obstetra e seu ortodontista sobre o assunto;

– Tenha uma boa comunicação com seu dentista desde o inicio do tratamento, sem omitir dores e fatos que possam dar alguma complicação;

– Aumente os cuidados com a higiene bucal, independente do aparelho ortodôntico utilizado;

Ah e não se esqueça de consultar sempre um profissional especializado!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *