Mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico

Você já deve ter escutado todo o tipo de opinião sobre o uso de aparelhos ortodônticos. Com o diagnóstico do seu ortodontista para o uso de aparelho, é natural que muitas dúvidas venham à tona, e nesse momento é preciso saber que nem tudo que se fala por aí, é verdade. Por isso, fizemos uma breve lista de mitos e verdades, de assuntos corriqueiros no consultório. Olha só:

1. Terei que evitar alguns alimentos?

Mito. Sempre me perguntam se podem comer pipoca, ou alimentos duros e a resposta é “claro”; tudo é uma questão de cuidado para não quebrar ou descolar algumas partes do aparelho. É permitido comer de tudo.

 

2. Alguns aparelhos precisam de cuidados especiais?

Verdade. É preciso ter um cuidado especial na hora da higienização bucal quando se usa aparelho fixo, pois podem ficar algum resíduo entre os dentes e as peças coladas ou cimentadas aos dentes. É preciso um pouco mais de delicadeza e tempo para a escovação!

 

3. Meu filho terá mais resultado se utilizar aparelho na infância?

Verdade. Utilizar aparelho na infância pode ser uma importante maneira de prevenir que problemas simples sejam agravados na adolescência ou fase adulta. Mordidas cruzadas podem e devem ser corrigidas tão logo diagnosticadas, bem como monitoração da falta de espaço entre os dentes.

 

4. É doloroso e demorado o tratamento?

Mito. O tratamento com aparelho ortodôntico varia de paciente para paciente, por isso não podemos comparar as experiências, tudo irá depender do seu caso clínico. Sobre as dores, elas são comuns no início por você não estar acostumado com o tratamento e os movimentos que serão realizados nos dentes, mas com o tempo o elas se tornam mais leves. Além disso, existem alternativas ao aparelho ortodôntico tradicional, como os alinhadores Invisalign®, por exemplo.

 

5. Aparelho estético é menos eficiente?

Mito. São tão eficientes quanto os aparelhos comuns. A tecnologia permitiu o avanço deste tipo de tratamento, que além de eficientes, costumam ser mais confortáveis. Quer saber mais sobre os aparelhos estéticos? Clique Aqui!

 

6. Quem usa aparelho ortodôntico possui dificuldade para falar?

Verdade. No início do tratamento é normal que o paciente tenha um pouco de dificuldade na fala e estranhe que isso possa mudar, mas com o tempo todo mundo acostuma.

 

7. A cola dos bráquetes mancha os dentes?

Mito. As resinas utilizadas como cola são especiais para esse tipo de tratamento, por isso, não há risco de manchas no seu sorriso após o tratamento. No entanto a higiene/escovação deve ser supervisionada durante todo o tratamento.

 

8. A manutenção precisa ser feita no consultório?

Verdade. Todo o tratamento precisa do acompanhamento de um ortodontista.

 

Essas são algumas das dúvidas mais frequentes entre os pacientes. Quer saber mais e fazer uma avaliação do seu sorriso? Entre em contato conosco e marque sua consulta.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *