Como identificar e tratar a disfunção têmporo mandibular – ATM

ATM é uma articulação têmporo mandibular, que liga os maxilares ao crânio. Essa articulação é responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Essa disfunção é identificada por qualquer problema que impeça ou dificulte o funcionamento correto desta articulação.

Dores de cabeça, parecidas com enxaquecas, dores de ouvido, incômodo ao bocejar ou durante a mastigação, são alguns dos sintomas mais comuns da disfunção de ATM. A sensação de a mandíbula ‘ficar presa’, ou travada também podem ser alguns dos sinais.

O diagnóstico preciso é difícil, pois os sintomas da ATM são também facilmente identificados em outras disfunções e problemas de saúde. Desta forma, seu dentista identificará o diagnóstico através do histórico médico e dentário e se necessário, exames de imagem adequados.

O tratamento a ser seguido, será orientado pelo seu dentista de acordo com os sintomas apresentados. Dentre eles a redução dos efeitos de travamento ou rangido com a utilização de um aparelho intra-bucal feito sob medida. Técnicas de relaxamento também auxiliam no controle da tensão muscular e da mandíbula. Podem também ser indicadas medicações como relaxantes musculares ou outros analgésicos e antiinflamatórios. A fisioterapia muitas vezes é um tratamento auxiliar nas disfunções têmporo-mandibulares.

Se você se identificou com algum destes sintomas é importante procurar ajuda especializada para iniciar o tratamento adequado, caso necessário. Marque sua consulta conosco, faça uma avaliação.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *