Bruxismo: Causas e Tratamento

O bruxismo merece a sua atenção! Ele se caracteriza pelo ato de ranger e/ou apertar os dentes de forma involuntária. O problema acontece com maior frequência no período da noite, o que pode dificultar a identificação do mesmo.

O bruxismo pode causar desgaste nos dentes, dores de cabeça, dor na musculatura ao abrir e fechar a boca, hipertrofia dos músculos, aumento da sensibilidade dentária e até doenças periodontais.

Suas causas podem ser das mais variadas, ocasionadas por razões físicas ou psicológicas. Problemas no sono, como a apneia; sensações de ansiedade, estresse ou raiva; alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores; são algumas das razões mais comuns para o aparecimento do bruxismo.

Com o diagnóstico do problema por um especialista, é possível recorrer aos tratamentos. Os principais objetivos são reduzir a dor, evitar danos permanentes e reduzir ao máximo o ranger dos dentes. Hoje, são utilizadas placas especiais para ajudar o travamento, projetadas para manter a sua mandíbula em posição mais relaxada, algumas se encaixam nos dentes superiores e outras nos dentes inferiores.

Converse com um ortodontista e avalie a sua situação! Apenas um profissional capacitado vai encontrar o melhor tratamento para o seu problema!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *