Doenças periodontais e problemas ortodônticos

Doenças periodontais são caracterizadas por um conjunto de condições inflamatórias que afetam o tecido gengival e podem levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes, podendo comprometer tanto os tecidos de suporte (gengiva), como os de sustentação dos dentes (cemento, ligamento periodontal e osso). Saiba um pouco mais sobre as doenças periodontais e problemas ortodônticos:

Os dentes são mantidos em posição pelo que chamamos de “Equilíbrio Funcional”, que consiste na combinação de várias forças, como a da língua jogando os dentes para fora e dos lábios jogando para dentro, que se anulam em equilíbrio sobre os dentes.

Esse equilíbrio é muito delicado e depende de variáveis, como a altura do osso que sustenta o dente. Quando ele se encontra na altura ideal,  estabiliza a posição dentária, contudo uma doença periodontal em grau avançado pode reduzir a altura do osso, fazendo com que os dentes fiquem mais propensos a sofrer mudanças de sua posição original.

As alterações no suporte periodontal acabam modificando o centro de resistência do dente. Em pacientes adultos é comum observar espaçamentos entre os dentes superiores da frente em decorrência de problemas periodontais. Esses espaçamentos podem ser progressivos, e irão aumentando com a idade, caso não tratado adequadamente .

O ortodontista tem condições de movimentar os dentes para sua posição normal original, mas para isto é essencial que o paciente tenha o acompanhamento do periodontista, profissional responsável pela saúde dos tecidos que cercam os dentes (osso e gengiva). Pacientes com problemas periodontais severos, necessitam o acompanhamento de um especialista. 

É importante ressaltar que, quando problemas periodontais e ortodônticos se combinam, uma solução estável é encontrada somente quando a causa do problema é controlada. Casos assim são mais do que uma questão de estética e comodidade, são questão de saúde! Faça uma avaliação na Clínica Luciane Closs e cuide bem do seu sorriso!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *