Quais as implicações do nascimento dos sisos para a saúde dos dentes?

A dúvida se o nascimento e movimentação dos dentes sisos pode entortar os dentes da frente é muito comum. Pode ser que você, ao ler este texto, já tenha se perguntado sobre isso ou até mesmo removido seus sisos para evitar que isso acontecesse. Por isso, buscamos informações em uma série de estudos e procuramos desmistificar essa crença a respeito dos chamados “dentes do juízo”.

Quando ocorre o apinhamento dos dentes incisivos – tanto superiores, como inferiores – no mesmo período em que os sisos nascem, devemos encarar este fenômeno como uma coincidência e não necessariamente como uma relação de causa e efeito. Estudos com pessoas que fizeram a extração dos sisos e pessoas que não fizeram observam que ambos os grupos mostram apinhamento dos incisivos. Ou seja, não podemos afirmar que a extração dos sisos vai prevenir o apinhamento tardio que ocorre a partir dos 20 anos de idade.

Apenas o acompanhamento anual com seu ortodontista pode avaliar se existe, de fato, alguma alteração na posição dos seus dentes. No caso de pacientes que fazem tratamento ortodôntico, o acompanhamento e avaliação frequentes podem evitar extração desnecessária destes dentes.

Dentes sisos que não irrompem ou irrompem parcialmente, ficando apenas com uma parte da coroa do dente exposta, podem ser focos de infecções ou ter predisposição a cáries. A pericoronarite, por exemplo, é uma infecção extremamente dolorosa que acontece na gengiva e tecido ao redor da coroa do dente em razão do acúmulo de alimentos e da dificuldade de higienização do local. Os sisos também podem ser a origem de tumores e cistos, que devem ser removidos assim que diagnosticados.

Mas pode se acalmar! Não quer dizer que os sisos vão necessariamente causar esses problemas. No entanto, é importante conhecer os riscos e manter a periodicidade das avaliações de saúde bucal. Um cirurgião bucomaxilofacial pode avaliar os riscos de uma cirurgia contra a possibilidade de manter e acompanhar estes dentes. Como a extração se trata de um procedimento cirúrgico, considerando também a proximidade do terceiro molar (siso) com um importante nervo da mandíbula, uma avaliação cuidadosa se faz necessária.
Entre em contato conosco para esclarecimento de quaisquer outras dúvidas sobre este tema!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *