(51) 3337-3379 Rua Marcelo Gama, 1249, 3º andar - Porto Alergre/RS
Horário de Atendimento: das 08:00 às 19:00
Entenda como as linhas média dentárias e faciais podem influenciar no seu sorriso

Fundamental para um sorriso perfeito, a linha média dentária está devidamente alinhada quando o centro dos dentes superiores e inferiores estão bem posicionados entre si e em relação à face. É comum observar o desvio da linha média em pacientes de ortodontia, caracterizado pelo mal posicionamento do arco superior, inferior ou ambos os arcos ao avaliar a pessoa de frente. Muitas vezes é difícil perceber quando os desvios são discretos, mas desvios severos, além de incomodar o paciente esteticamente, podem sinalizar alterações mais complexas na posição dos dentes ou dos ossos.

Os desvios podem ser decorrentes de: uma alteração apenas dentária, como a perda de um dente, um que ficou sem espaço suficiente para nascer ou, até mesmo, um que não nasceu. Essas situações podem fazer com que os dentes próximos se desloquem em função da falta de estabilidade nas suas posições e devido aos espaços entre eles. Esse tipo de movimentação pode afetar toda a arcada, estendendo o problema até os dentes posteriores, o que pode causar um desvio na linha média.

Por outro lado, quando falamos de linha mediana, não estamos falando dos dentes, mas da posição dos ossos da face (maxila e mandíbula). A linha mediana, então, pode ser considerada na ortodontia como a linha média da face em relação aos dentes. Quando os dentes estão em suas posições corretas e ainda assim há um desvio de linha média, o ortodontista deve avaliar se o quadro não foi causado por uma alteração esquelética, ou seja, pelo mal posicionamento dos ossos entre si.

Casos como este tendem a ser mais difíceis e complexos do que os casos onde são diagnosticadas apenas alterações de posições dentárias. Sua correção deverá ser feita através de um tratamento de ortopedia dentária, capaz de fazer as alterações necessárias nos ossos da face. Vale ressaltar que o tratamento ortopédico é mais eficaz em pacientes que estão em fase de crescimento, nos pacientes adultos a correção se dá apenas por cirurgia ortognática.

A avaliação minuciosa por parte do ortodontista é extremamente importante para que você conquiste um sorriso bonito e simétrico. O ortodontista deve examinar o paciente como um todo: dentes e ossos da face. Afinal, o diagnóstico é tão ou mais importante que o próprio tratamento, pois as técnicas de tratamento só serão efetivas se estiverem adequadas à necessidade do paciente.
Marque a sua consulta de avaliação na Clínica Luciane Closs e tenha toda a dedicação que o seu sorriso merece!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *